O MOTIVO DO FIM DO CASAMENTO QUE NINGUÉM FALA

O motivo de rompimento do relacionamento sobre o qual ninguém fala

Conheça agora o grande motivo do fim do casamento que ninguém fala. Essa característica pode ser a raiz de todo divórcio. Afinal, todo relacionamento tem seus altos e baixos. Conflitos e desentendimentos são uma parte natural do conhecimento mútuo. Então, por que alguns casamentos são longos e duradouros, enquanto outros fracassam?

Embora existam muitos estudos voltados para encontrar a causa final do divórcio, há uma característica comum que todos os problemas conjugais têm em comum; o egoísmo.

Do egoísmo à empatia

Você pode não perceber o quão egoísta é até que reserve um tempo para refletir sobre seus pensamentos e comportamentos.

O egoísmo pode resultar de expectativas irreais em relação ao seu cônjuge e de se sentir desapontado e com direito a alguém melhor quando não consegue atendê-las. O egoísmo pode aparecer quando você joga a “carta da vítima” em todas as discussões que tiver.

Aparece quando você acredita que não deveria ter que arrumar a bagunça do seu cônjuge porque tem muitas coisas para fazer, quando, na verdade, o prato dele está tão cheio quanto o seu.

O egoísmo é mais fácil do que a empatia. É mais fácil sentir-se vitimizado em vez de entender por que seu temperamento explosivo é prejudicial aos outros.

Mas quando você reserva um tempo para reconhecer suas tendências egoístas, você pode começar a ver as necessidades de seu cônjuge e como pode colocá-las antes das suas. O casamento não é 25/75 ou mesmo 50/50 – é 100/100. Vocês dois deveriam estar se comprometendo totalmente.

Quando vocês dois colocam suas próprias necessidades em espera e mostram reciprocamente compaixão, empatia, amor e compreensão, vocês descobrirão que ambas as necessidades serão atendidas. Seu cônjuge não é seu colega de quarto, ele é sua outra metade. Quando você compensar a folga deles quando eles não conseguirem conciliar todas as obrigações, eles farão o mesmo por você. Esforce-se para melhorar reciprocamente em todos os aspectos do seu relacionamento e da vida juntos.

Do orgulho à humildade

O egoísmo é a raiz do orgulho. Ser orgulhoso demais para pedir desculpas ou admitir suas falhas tem um efeito devastador em qualquer relacionamento. O orgulho é o derradeiro assassino de relacionamentos. Reconhecer suas lutas internas com orgulho é o primeiro passo para encontrar a humildade.

Humilhar-se permite que sua mente tenha clareza e paz quando surgirem conflitos. A humildade também permite que você aceite sugestões ou críticas de seu cônjuge de forma construtiva e esclarecedora. Não se ofenda e se justifique tão rapidamente antes de realmente pensar no que seu cônjuge está dizendo. Encontrar humildade significa menos discussões em seus relacionamentos, mais segurança e senso de compreensão.

Do direito ao entendimento

Não permita que romances e filmes atrapalhem seu senso de realidade. Embora todos desmaiem com os relacionamentos dos filmes de Hollywood, às vezes deixamos de perceber que esses romances são obras de ficção e apenas atuação de Hollywood.

Ainda que você tenha direito a um ótimo relacionamento, você deve separar Hollywood do mundo real. Nem todos os dias do seu relacionamento envolverão piqueniques ao luar ou beijos na chuva. O que envolve são pratos sujos, caçarolas queimadas e a oportunidade de assistir Netflix por algumas horas no final do dia.

Se você já se sentiu decepcionado com seu namorado por não estar à altura de seus padrões inatingíveis, reserve um momento e coloque-se no lugar dele. Talvez você nunca tenha realmente entendido ou percebido o quanto eles conseguem fazer por você ao longo do dia enquanto ainda tentam equilibrar as aulas da faculdade, o trabalho de tempo integral e os problemas em casa.

Quando você vê o mundo da perspectiva e compreensão deles, a oferta deles para lavar a louça é mais atraente do que qualquer outra coisa.

Da distração à atenção total

Nem tudo em que o seu outro significativo está interessado também irá interessar a você. Mas em vez de se perder em seus próprios pensamentos quando eles começarem a falar, concentre-se e ouça com atenção. Uma boa comunicação é fundamental em qualquer relacionamento, e quando você faz o possível para se envolver nas coisas que eles amam (mesmo que não seja sua primeira escolha), eles farão o mesmo por você.

Os relacionamentos são descobrir e conquistar o mundo juntos. Em vez de navegar pelo Instagram para passar o tempo, opte por viver o momento e aproveitar ao máximo a experiência com eles. Não há nada mais altruísta do que investir nas coisas que eles adoram fazer ocasionalmente.

Resumindo, um relacionamento saudável começa com a percepção de que o mundo não gira apenas em torno de você. Ao compreender outra pessoa, você terá mais clareza, felicidade e amor em todos os relacionamentos que tiver.

Agora queremos ouvir você

Agora que exploramos os passos cruciais para transformar seu casamento, queremos ouvir suas experiências e perspectivas únicas. Deixe-nos saber como essas estratégias impactaram seu relacionamento ou compartilhe suas próprias dicas para manter viva a chama do amor.

Compartilhe suas experiências, desafios e sucessos nos comentários abaixo. Dessa forma, sua história pode inspirar outros leitores a fortalecerem seus laços afetivos.

Além disso, queremos que você faça parte da construção do conteúdo futuro. Sugerir novos temas nos ajudará a abordar as questões mais relevantes para você. Se há algo específico que você gostaria de ler sobre como viver um Casamento Extraordinário, por favor, deixe sua sugestão nos comentários. Agradecemos por fazer parte desta jornada de reconexão e crescimento. Juntos, podemos criar um espaço enriquecedor para compartilhar experiências e inspirar casais a viverem Casamentos Extraordinários.

Sobre Marcelo e Luciana Lima

Ele tem 49 anos e ela 45. São casados há 21 anos e são os pais da Luana de 16 anos e da Lorena de 12 anos. São Terapeutas Sistêmicos Familiar, Casal e Individual e Conselheiros Matrimoniais há 19 anos e possuem larga experiência em cuidar de famílias, em especial os casais. Eles são os criadores do INSTITUTO ACREDITE e do CASAMENTO EXTRAORDINÁRIO, um projeto destinado ao cuidado com as famílias já tendo ajudado centenas de casais a viverem um CASAMENTO EXTRAORDINÁRIO.

Você também pode gostar:

Fonte: Marisa Psicóloga

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.