MANEIRAS DE MODELAR UM CASAMENTO SAUDÁVEL PARA SEUS FILHOS

Maneiras de modelar um casamento saudável para seus filhos

Aprenda agora as maneiras de modelar um casamento saudável para seus filhos. Seus filhos aprendem com você mais do que você imagina. Afinal eles observam suas reações, humor e como você responde ao estresse. Eles imitam você sem perceber, e muitas vezes nos perguntamos por que nossos filhos são do jeito que são. Bem… Olhe no espelho.

Quando seus filhos ainda moram sob seu teto, você tem a imensa responsabilidade de treiná-los para serem adultos respeitáveis ​​e trabalhadores e saberem como viver em harmonia com as pessoas com quem convivem. Independente que sejam seus irmãos, colegas de quarto e, um dia, o cônjuge.

Se você deseja que seus filhos se casem no futuro, não há melhor momento do que agora para modelar como é um casamento saudável. Sobretudo, não existe um casamento perfeito. Todos nós ficamos aquém e todos estamos desesperados por ajuda. Além disso, muitas vezes carregamos bagagem de experiências e mágoas passadas em nosso casamento. A menos que você tenha o precioso privilégio de se casar jovem, provavelmente haverá montanhas de dificuldades a serem superadas para criar um casamento próspero. Então, como é modelar um casamento saudável que seja alcançável e possível para os nossos filhos?

Diga que você sente muito

Antes de mais nada ser modelo de humildade e perdão dará vida ao seu casamento. Quando você consegue admitir suas falhas, erros e deficiências e pedir desculpas, isso falará muito no coração de seus filhos. Modelar esses valores preciosos irá ensiná-los a viver eles próprios uma vida de humildade. Ensina-lhes que não há problema em errar, que ninguém é perfeito e pedir desculpas irá, principalmente, nos libertar de turbulências desnecessárias em nossos relacionamentos.

Perdoem uns aos outros

Esta é uma pergunta difícil. Podemos facilmente falar e ensinar o perdão, mas modelar isso pode ser difícil em nosso casamento. Perdoar não é tolerar as próprias ações, mas libertar-nos do fardo do ressentimento. Quando seus filhos nos virem pedindo perdão e oferecendo perdão em seu casamento, isso os capacitará a fazer o mesmo em seus relacionamentos.

Priorize o tempo a sós

Coloque sua máscara de oxigênio antes de ajudar os outros. Se você não está nutrindo o relacionamento da família, então, quando a situação chegar e surgirem problemas reais, onde estará a estabilidade na família? O relacionamento conjugal precisa ser nutrido primeiro. Priorize passar um tempo sozinho, encorajando mutuamente e permitindo que o casamento prospere. Se você está na fase de criar filhos, isso pode parecer impossível.

Faça tudo que estiver ao seu alcance. Passe pelo menos 30 minutos por dia fazendo a sós com seu cônjuge e deixando as crianças saberem que a mãe e o pai precisam de tempo. Se você tem bebês carentes que não entendem, seja criativo e encontre tempo para ficarem a sós. Quando seus filhos perceberem esse comportamento, eles terão uma sensação de estabilidade na família, sabendo que a mãe e o pai são sólidos, que a família é sólida. Isso pode ser desafiador, mas falará alto com seus filhos quando for realizado.

Respeitar-se mutuamente

Se você não pode dizer algo bom, não diga nada. Seja respeitoso. Não fale palavras rudes. Mostre às crianças que vocês estão no mesmo time. Falem palavras gentis um com o outro. Sim, os casais brigam e as crianças que testemunham o conflito, mas acima de tudo a resolução, são saudáveis. Porém, saiba que seus filhos estão observando, sempre observando. Respeite seu cônjuge. Seja justo. Seja gentil e misericordioso. Diga por favor e obrigado e ame-os da maneira que você deseja que seus filhos amem.

Rir juntos

Não deixe que o dia a dia mundano atrapalhe sua diversão. Brinque com seu cônjuge. Jogue jogos divertidos com seus filhos. Façam cócegas um no outro. Faça o outro rir. A vida pode ficar muito séria; por isso, é bom que nossos filhos vejam que há muita alegria em um dia normal. Quando eles virem vocês desfrutando da companhia um do outro, isso será um modelo de casamento válido e próspero para eles. Isso não significa que não haja problemas e lutas, mas lhes mostrará que mesmo em meio às provações há alegria.

Sirvam uns aos outros

Pode ser cansativo, com todas as demandas da família, sair de si e servir alguém que pode fazer as coisas sozinho. Quando servimos o nosso cônjuge na frente dos nossos filhos, ensinamos-lhes que é possível deixar-nos de lado em favor de outra pessoa. O casamento é uma aliança para ajudarmos reciprocamente a ser tudo o que podemos ser. Servir pode parecer muitas coisas. Pode ser simplesmente levantar da mesa e pegar algo que seu cônjuge precisa, dar-lhe uma noite de folga do banho dos filhos e da hora de dormir, dar-lhe espaço para fazer algo que ama e ajudá-lo em um projeto. A lista não tem fim. Então pense em como você pode servir seu cônjuge hoje. Como você pode modelar a servidão para seus filhos em seu casamento?

Os filhos aprendem com os pais

Os filhos aprendem com os pais como agir, tratar os outros, ser gentis e confiantes e a aprender os fundamentos dos relacionamentos. As crianças estão sempre observando. Mesmo quando você pensa que eles estão sintonizados na TV ou jogando por perto, eles observam como você interage, sua linguagem corporal e a inflexão de sua voz.

Passamos muito tempo ensinando nossos filhos verbalmente, mas lições poderosas também são ensinadas por meio de nossas ações. Quando você se esforça para manter sua parceria com seu cônjuge, você ensina seus filhos sobre comunicação adequada, como lidar com conflitos, como fazer concessões, como é a intimidade positiva e como encontrar um equilíbrio entre família, trabalho e casa. Modelar um comportamento saudável é adequado para os filhos e essencial para um casamento forte. Este é um campo de treinamento para as crianças terem relacionamentos saudáveis.

Quando você trata bem seu cônjuge, você dá um excelente exemplo para seus filhos. Não importa o que pareça, seu filho ou filha está observando como vocês conversam. É verdade; o casamento é difícil. Não há problema nas crianças saberem disso. É difícil, mas vale a pena.

Agora queremos ouvir você

Agora que exploramos os passos cruciais para transformar seu casamento, queremos ouvir suas experiências e perspectivas únicas. Deixe-nos saber como essas estratégias impactaram seu relacionamento ou compartilhe suas próprias dicas para manter viva a chama do amor.

Compartilhe suas experiências, desafios e sucessos nos comentários abaixo. Dessa forma, sua história irá inspirar outros casais e outras famílias a fortalecerem seus laços afetivos.

Além disso, queremos que você faça parte da construção do conteúdo futuro. Sugerir novos temas nos ajudará a abordar as questões mais relevantes para você. Se há algo específico que você gostaria de ler sobre como viver um Casamento Extraordinário, por favor, deixe sua sugestão nos comentários. Agradecemos por fazer parte desta jornada de reconexão e crescimento. Juntos, podemos criar um espaço enriquecedor para compartilhar experiências e inspirar casais a viverem Casamentos Extraordinários.

Sobre Marcelo e Luciana Lima

Ele tem 49 anos e ela 45. São casados há 21 anos e são os pais da Luana de 16 anos e da Lorena de 12 anos. São Terapeutas Sistêmicos Familiar, Casal e Individual e Conselheiros Matrimoniais há 19 anos e possuem larga experiência em cuidar de famílias e, em especial, casais. Eles são os criadores do INSTITUTO ACREDITE e do CASAMENTO EXTRAORDINÁRIO, um projeto destinado ao cuidado com as famílias já tendo ajudado centenas de casais a viverem um CASAMENTO EXTRAORDINÁRIO.

Você também pode gostar:

Fonte: Sempre Família

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.