O QUE FAZER QUANDO SEU CÔNJUGE NÃO RESPEITA VOCÊ

O que fazer quando seu cônjuge não respeita você

Entenda agora o que fazer quando seu cônjuge não respeita você. O respeito é a base de qualquer bom relacionamento romântico. Se você não se sente respeitado, provavelmente não se sente visto, ouvido ou compreendido pelo seu parceiro. Estar em um casamento que seja mutuamente respeitosa promoverá o crescimento e a longevidade do seu relacionamento.

Posteriormente exploraremos a relação entre amor e respeito, os 10 sinais comuns de desrespeito, o impacto do desrespeito em um relacionamento e as medidas que você pode tomar para remediar a situação. Concluiremos com 8 maneiras pelas quais os casais podem demonstrar respeito um pelo, outro para que seu relacionamento prospere.

Amor e respeito andam de mãos dadas

Amor e respeito devem estar entrelaçados. O amor é carinho e paixão, intimidade e compromisso emocional que um tem pelo outro. Respeito é aquela profunda admiração que você tem pelo seu cônjuge como pessoa e ser humano. Embora nem sempre você concorde em tudo, é importante mostrar respeito por meio de educação, gentileza e consideração quando você ama alguém.

A saber: por meio de estudos, cientistas tentaram criar uma nova estrutura que pudesse ser aplicada ao amor. A estrutura com a qual trabalharam incluía o respeito como um dos componentes cruciais que formaram a base e o significado do amor. Outros componentes incluíram atração, conexão e confiança.

Quais são os 10 sinais de desrespeito?

Em relacionamentos saudáveis, um cônjuge tem consideração pelo outro. Afinal, ninguém quer se sentir pequeno, esquecido, envergonhado ou estúpido.

Às vezes as pessoas nem percebem que seu cônjuge está demonstrando desrespeito para com elas. Por exemplo, se o seu cônjuge trabalha em tempo integral e você cuida da casa e da família, você não deve sentir que suas contribuições são menos importantes.

Se o seu cônjuge ridiculariza algo que você diz na frente de sua família em uma reunião ou não aparece no jantar do escritório, você pode inventar desculpas para o comportamento dele, dizendo que ele está brincando ou apenas esquecido. Pergunte a si: você acha que eles estão realmente sendo desrespeitosos?

Aqui estão alguns sinais comuns de desrespeito que você deve observar:

  1. Eles não honram seu espaço ou tempo
  2. Eles falam de maneira depreciativa com você
  3. Eles não ouvem quando você está falando
  4. Eles interrompem ou falam sobre você
  5. Eles não fazem você se sentir valorizado
  6. Eles te ignoram
  7. Eles mentem para você
  8. Eles flertam ou traem você
  9. Eles tomam decisões importantes sem consultar você
  10. Eles fazem você sentir que é menos importante do que eles

O impacto do desrespeito

Desrespeito pode significar problemas para os relacionamentos. Assim, a pessoa que guarda sentimentos feridos pode ficar insegura e perder a autoestima. Ou podem ficar mais irritados com o tratamento e ressentidos por não estarem sendo valorizados.

O cônjuge que age sem consideração, quando não é controlado, pode ficar encorajado. Ele pode aumentar o seu comportamento negativo e até mesmo entrar no território do abuso emocional.

Desrespeito pode evoluir ao desprezo, que é um sentimento de superioridade ou desdém. O desprezo é o principal contribuinte para o divórcio e para a destruição de relacionamentos.

O que você deve fazer se não se sentir respeitado?

Se o seu cônjuge não parece gostar de você, aqui estão duas sugestões de estratégias que podem ajudar a melhorar a situação:

1. Melhore a sua comunicação como casal

O primeiro passo é focar em como vocês dois estão se comunicando, especialmente durante conflitos. Você pode melhorar sua comunicação por meio da escuta ativa, expressando seus sentimentos e usando seus sentidos.

Por exemplo, você pode dizer: “Eu me sinto desrespeitado quando você zomba do meu cabelo na frente da minha família e gostaria que você apenas dissesse coisas boas e positivas, especialmente quando estivermos fora”.

Então o cônjuge repete o que ouve e apenas absorve, tenta compreender a nova perspectiva e não reage defensivamente. 

A discussão é conduzida ao nível de sussurro porque é difícil ouvir ativamente se seu cônjuge está gritando! Incentivamos ambos a fazer contato visual e, se for apropriado, o orador pode tocar suavemente o braço do parceiro enquanto fala. O ouvinte também deve fazer contato visual e responder que entende ou fazer perguntas esclarecedoras.

2. Seja claro quanto aos seus limites

Concentre-se nos principais limites com seu cônjuge. Você os definiu e os deixou claros? Um exemplo: seu cônjuge concordou em limpar a mesa que vocês se reúnem todas as noites porque você trabalha em casa. Você não deveria ter que explicar ou justificar continuamente por que isso é necessário; seu cônjuge deve ser respeitoso.

Surgem mal-entendidos sobre limites, mas casais em relacionamentos saudáveis ​​nos abordam. Os casais sábios não consideram seus parceiros prontos e estão ansiosos para contribuir para seus relacionamentos. Um estudo que investigou o desenvolvimento da sabedoria em relacionamentos íntimos concluiu que o respeito mútuo, o apreço pelos cônjuges e a atenção ao relacionamento eram marcas registradas desses casais sábios.

8 maneiras de mostrar respeito em um relacionamento

Lembre-se de respeitar e apreciar as diferenças. Vocês dois são indivíduos distintos tentando fazer um relacionamento funcionar. Esta é uma lista útil de maneiras, grandes e pequenas, de mostrar ao seu parceiro que você o respeita.

  1. Seja educado e cortês.
  2. Expresse sua apreciação
  3. Valorize os sentimentos do seu cônjuge
  4. Apoie os interesses do seu cônjuge
  5. Dê tempo e espaço ao seu cônjuge
  6. Fale gentilmente sobre seu cônjuge com outras pessoas
  7. Pratique a compaixão
  8. Mantenha sua palavra

Você merece ter um relacionamento íntimo com alguém que lhe mostre respeito. Cada relacionamento é diferente. Se você não tiver certeza se deve dar outra chance ao seu cônjuge ou encerrar o relacionamento, procure a orientação de um terapeuta ou profissional de saúde mental em sua área para melhor orientá-lo em seu caminho a seguir.

Agora queremos ouvir você

Agora que exploramos os passos cruciais para transformar seu casamento, queremos ouvir suas experiências e perspectivas únicas. Deixe-nos saber como essas estratégias impactaram seu relacionamento ou compartilhe suas próprias dicas para manter viva a chama do amor.

Compartilhe suas experiências, desafios e sucessos nos comentários abaixo. Dessa forma, sua história pode inspirar outros leitores a fortalecerem seus laços afetivos.

Além disso, queremos que você faça parte da construção do conteúdo futuro. Sugerir novos temas nos ajudará a abordar as questões mais relevantes para você. Se há algo específico que você gostaria de ler sobre como viver um Casamento Extraordinário, por favor, deixe sua sugestão nos comentários. Agradecemos por fazer parte desta jornada de reconexão e crescimento. Juntos, podemos criar um espaço enriquecedor para compartilhar experiências e inspirar casais a viverem Casamentos Extraordinários.

Você também pode gostar:

Fonte: Victória Buske

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.