O QUE É TER INTIMIDADE NO CASAMENTO?

O que é ter intimidade no casamento?

Qual é a importância de se ter intimidade no casamento? O que é intimidade? Em algumas ocasiões, as pessoas procuram diversas táticas para aproximar-se de alguém que consideram fascinante, intrigante ou irresistível. No entanto, isso seria uma intimidade verdadeira?

”As almas anseiam por intimidade”.

A intimidade é um fator que atrai o casamento.

Em determinadas ocasiões, as pessoas solteiras recorrem a qualquer meio para se aproximar de alguém que julgam interessante, intrigante ou irresistível. Tanto os solteiros quanto os solteiros se esforçam ao máximo, assumindo papéis que podem parecer tolos, na tentativa de se aproximar do sexo oposto.

Qual é o motivo? O desejo inato de sexo é decorrente do nosso instinto inato. Isso se deve à solidão? Ficou desesperado? Terá sido descuido? Os Hormônios? É claro que isso pode ser tudo, mas a resposta que pretendo concentrar é: intimidade. O desejo humano de intimidade e de afeto nos leva a fazer coisas que nunca pensamos que faríamos. Qual é a essência de intimidade?

Considerar-se íntimo é sinônimo de “ter uma aliança” no casamento.

É uma fusão do nosso coração com o do outro, de modo que possamos visualizar a essência de cada um de nós. Conforme o Dicionário de Termos, o que é considerado íntimo é a união íntima ou combinação de partículas, ou elementos: uma mistura íntima.

A perspectiva de ser íntimo implica uma interação entre a nossa vida e a do outro, uma interação entre as almas e os corações. Todos desejam isso porque Deus nos criou. Fomos concebidos para nos conectarmos.

A intimidade é mais abrangente do que o sexo no casamento.

Você pode estar se perguntando sobre o sexo. A sexualidade é uma das expressões íntimas, mas não é uma intimidade. Qual é a essência de intimidade? Erwin Raphael McManus, o escritor, escreve:

“O sexo pode ser a expressão mais íntima e bela do amor, mas, na verdade, somos mentirosos quando agimos como se o sexo fosse uma forma de demonstrar o amor.” A prática sexual é uma forma de demonstrar o amor, enquanto a prática sexual é uma forma de demonstrar afeição. Vivemos em um mundo de usuários que abusam uns dos outros para aliviar as dores da solidão. Todos desejam a intimidade, e o contato físico pode, pelo menos por um momento, parecer intimidade.

A intimidade verdadeira não está limitada à fusão de corpos durante a relação sexual. Quando a Bíblia diz que “os dois se tornarão um…”, penso que Deus quis dizer mais do que apenas o aspecto físico. Quantas vezes os casais se deitam à noite, dividindo os seus corpos, mas não os corações. Sem dúvida, muitas dessas pessoas dizem que se sentem muito solitárias.

Qual é o motivo pelo qual? Da mesma forma que uma mangueira de jardim não é a fonte de água, mas sim uma forma de expressar a intimidade, o sexo é uma forma de expressão. Não importa o quanto tente, se a intimidade emocional e espiritual não estiver presente antes do ato sexual, a intimidade emocional e espiritual não existirá.

A intimidade no casamento nos torna conhecidos

A intimidade verdadeira no casamento nos deixa vivos, como se alguém finalmente tivesse tempo para explorar as perspectivas da nossa alma e, dessa forma, nos ver. Sem a experiência de uma intimidade, sentimo-nos acuados e ignorados, como se alguém estivesse olhando para nós.

Infelizmente, podemos comprometer a proximidade que nos permite sermos realmente conhecidos, tanto por nós mesmos quanto pelos outros, ao presumirmos o que devemos achar ao examinar a vida, o coração, a personalidade e a essência de alguém. Quando isso acontecer, tentaremos moldá-los e transformá-los em quem pensamos que deveriam ser. Dessa forma, tornamo-nos cegos para as qualidades boas de seus atributos e isso destrói o amor e a intimidade.

A intimidade no casamento começa com o seu início

Talvez esteja se perguntando como é possível desenvolver um relacionamento íntimo. Além de aceitar a outra pessoa como ela é (note que isso não quer dizer que ela seja abusada). A intimidade verdadeira no casamento só pode surgir quando você se conhecer. Dado que a definição de intimidade é, essencialmente, “observar o meu eu interior”, como pode alguém captar o seu eu interior, seus medos, desejos, esperanças e desejos? A intimidade verdadeira começa quando você está conectado ao seu próprio coração.

Aprenda a ter intimidade com o seu companheiro.

É perceptível que, em muitos casos, a comunicação de nossa identidade para outras pessoas não é uma tarefa simples. Amar é uma escolha que envolve riscos. É difícil expor as partes mais profundas de nós mesmos. Felizmente, não é necessário fazer tudo de uma vez, pois desenvolver intimidade no casamento é como descascar uma cebola. Você pode fazê-lo aos poucos, enquanto desenvolve a confiança.

Desejo, portanto, que você sinta a alegria de ter um relacionamento íntimo com Deus e, a partir desse amor que experimentou com Ele, atinja uma intimidade com alguém especial que o levará a caminhar pela terra.

Você também pode gostar:

Fonte: Antônio Júnior

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.