ENTENDA COMO A TECNOLOGIA EXERCE INFLUÊNCIA NOS RELACIONAMENTOS

Entenda como a tecnologia exerce influência nos relacionamentos

Entenda como a tecnologia exerce influência nos relacionamentos. Nosso mundo está repleto de dispositivos tecnológicos e relacionamentos. Com a tecnologia sempre (ou quase sempre) presente em nosso meio, com toda a certeza podemos ser mais produtivos e preencher as lacunas do nosso dia a dia. Isso não é uma coisa boa? Talvez.

Nesse sentido, vejamos como a tecnologia afeta seu relacionamento com seu cônjuge. Lembre-se: a tecnologia é uma ferramenta, assim pode ser usado de forma positiva ou negativa.

Lacunas tecnológicas

Vejamos essas “lacunas” que a tecnologia muitas vezes preenche. Certamente há muitas oportunidades durante o dia para “conversas fiadas”. Talvez não seja um momento em que você esteja fazendo um trabalho pesado de investimento em seu relacionamento. Mas esses momentos constroem “tecido” que pode fortalecer o seu relacionamento. (Se você puder colocar a tecnologia em seu lugar.)

  • Quando você acordar.
  • Passeios de carro.
  • Refeições.
  • Tempo de lazer.
  • Antes de adormecer.

Essas podem parecer partes comuns da sua rotina diária, mas são oportunidades de conexão. Também são oportunidades para a tecnologia roubar sua atenção. “A Conversa Tecnológica” descreve quando a tecnologia interrompe a interação face a face.

Interrupções e distrações

A influência da Conversa Tecnológica afeta a maioria dos casais de alguma forma. Considere estas descobertas de uma pesquisa recente com mulheres casadas/companheiras feita pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América. As mulheres pesquisadas indicaram que as seguintes distrações e interrupções aconteciam diariamente:

  • 62% disseram que a tecnologia interfere nos momentos de lazer juntos.
  • 40% disseram que o parceiro se distrai com a TV durante uma conversa.
  • 35% disseram que o parceiro pegará o telefone se receber uma notificação, mesmo que esteja no meio de uma conversa.
  • 33% disseram que o parceiro verifica o telefone durante as refeições juntos.
  • 25% disseram que o parceiro envia mensagens de texto para outras pessoas durante as conversas cara a cara do casal.

O objetivo não é atribuir culpas. O objetivo é estar ativamente presente com o amor da sua vida. Dessa forma a tecnologia não é o problema. A tecnologia apresenta uma riqueza de oportunidades para fazer coisas positivas no relacionamento.

Tenha uma conversa franca sobre a influência da tecnologia

A única maneira confiável de medir e fazer com que entenda como a tecnologia exerce influência nos relacionamentos é conversar com seu cônjuge sobre isso. Está com vontade de trabalhar e investir em seu relacionamento? Antes de mais nada, reserve algum tempo de qualidade para conversar sobre o impacto da tecnologia em seu relacionamento.

Além disso, tenha em mente que a tecnologia está tão arraigada em nossas vidas que nem sempre estamos conscientes de como a usamos ou dos hábitos que formamos. Vocês dois provavelmente têm alguns pontos cegos. Aborde esta conversa de uma forma positiva e construtiva.

Aqui estão algumas perguntas para você começar

  1. Você já sentiu que está competindo com a tecnologia pela minha atenção? Quais são alguns exemplos?
  2. Mesmo quando estão juntos, você já sentiu que não estão totalmente “presente” devido à tecnologia? Você se importa em compartilhar alguns exemplos?
  3. Tem algum hábito de compras por telefone/televisão/redes sociais/jogos/online que seja uma fonte de tensão para você? Vamos falar sobre eles.
  4. Que limites sensatos para a tecnologia podemos estabelecer para garantir que o nosso relacionamento seja a nossa prioridade?

Seja como for, essas conversas podem ser uma revelação. Eles também podem revisitar tópicos delicados, como acesso mútuo a contas, compartilhamento excessivo nas redes sociais, senhas e outras questões bastante espinhosas. Cônjuges confiáveis ​​podem ter opiniões fortes e divergentes; não há problema algum.

Se a influência da tecnológica estiver mudando seu casamento para problemas do passado, insegurança, controle ou falta de confiança, certamente a tecnologia provavelmente não é o verdadeiro problema. Talvez você precise de aconselhamento profissional para trabalhar em áreas difíceis onde não tem conseguido chegar a um acordo.

Finalmente, não se esqueça de ser criativo e discutir o uso da tecnologia para aprimorar seu relacionamento. Mantenha-se conectado por meio de mensagens de texto, FaceTime e aplicativos que estimulam conversas ou ajudam você a monitorar seus objetivos de casal.

Queremos ouvir você

Agora que exploramos os passos cruciais na utilização da tecnologia em seu casamento, queremos ouvir suas experiências e perspectivas únicas. Deixe-nos saber como essas estratégias impactaram seu relacionamento ou compartilhe suas próprias dicas para manter viva a chama do amor.

Como você lida com a influência da tecnologia no seu relacionamento? Compartilhe suas experiências, desafios e sucessos nos comentários abaixo. Dessa forma, sua história pode inspirar outros leitores a fortalecerem seus laços afetivos.

Além disso, queremos que você faça parte da construção do conteúdo futuro. Sugerir novos temas nos ajudará a abordar as questões mais relevantes para você. Se há algo específico que você gostaria de ler sobre como viver um Casamento Extraordinário, por favor, deixe sua sugestão nos comentários. Agradecemos por fazer parte desta jornada de reconexão e crescimento. Juntos, podemos criar um espaço enriquecedor para compartilhar experiências e inspirar casais a viverem Casamentos Extraordinários.

Você também pode gostar:

Fonte: Psicólogos Berrini

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.