Descubra agora as cinco linguagens do amor para seu relacionamento e aprenda como comunicar seu afeto. Conheça agora e aprenda como aplicar as cinco linguagens do amor em seu casamento. As cinco linguagens do amor descrevem cinco maneiras pelas quais as pessoas recebem e expressam amor em um casamento. A saber: palavras de afirmação, tempo de qualidade, toque físico, atos de serviço e recebimento de presentes.
Conhecer a linguagem amorosa do seu cônjuge e deixá-lo conhecer a sua é uma forma de ajudar vocês dois a se sentirem amados e apreciados. Conhecer a linguagem do amor do seu cônjuge certamente fortalecerá seu casamento. O autor Gary Chapman descreve como usar essas linguagens do amor para mostrar ao seu cônjuge que você se importa com ele de uma forma que fale ao seu coração.
As cinco linguagens do amor
O livro de Chapman, “As 5 linguagens do amor”, foi publicado pela primeira vez em 1992. Antes de escrever o livro, Chapman começou a notar padrões nos casais que aconselhava. Além disso, ele percebeu que os casais estavam entendendo mal as necessidades um do outro.
Isso o levou a criar cinco linguagens do amor, ou semelhantemente, maneiras pelas quais as pessoas nos relacionamentos expressam amor. Eles são:
- Palavras de afirmação
- Tempo de qualidade
- Toque físico
- Atos de serviço
- Recebendo presentes
Palavras de afirmação
“Palavras de afirmação” trata de expressar afeto por meio de palavras faladas, elogios ou agradecimentos. Quando esta é a principal linguagem de amor de alguém, inegavelmente o cônjuge gosta de palavras gentis e de incentivo, citações edificantes, bilhetes de amor e mensagens de texto fofas. Além disso, você pode alegrar o dia dessa pessoa elogiando-a ou apontando o que ela faz bem.
Tempo de qualidade
Alguém com essa linguagem de amor valoriza sua presença total quando estão juntos. Dessa maneira, os cônjuges se sentem mais amados se você lhes der toda a atenção e passarem tempo juntos de maneira significativa e interativa. Isso significa largar o celular, desligar o computador, fazer contato visual, interagir atentamente e ouvir ativamente.
Toque Físico
Uma pessoa que tem o toque físico como principal linguagem de amor sente amor por meio do afeto físico. Além do sexo, eles se sentem amados quando o cônjuge segura sua mão, toca seu braço ou faz uma massagem no final do dia, por exemplo.
A ideia dessa pessoa de um encontro noturno maravilhoso pode ser abraçar-se no sofá enquanto assiste a um filme, dançar lentamente com muito contato físico ou fazer uma longa caminhada juntos de mãos dadas. Eles se sentem mais amados quando interagem fisicamente com o cônjuge.
Atos de serviço
Atos de serviço são coisas boas que você faz pelo seu cônjuge e que o fazem se sentir amado e apreciado, como:
- Ajudando com a louça
- Executando tarefas
- Aspirar
- Colocando gasolina no carro
Se a principal linguagem de amor do seu cônjuge são os atos de serviço, ele notará e apreciará as pequenas coisas que você faz por ele. Ou seja, os cônjuges tendem a realizar atos de serviço e bondade para com os outros também.
Recebendo presentes
Para alguém que ressoa com essa linguagem do amor, os presentes simbolizam amor, cuidado e carinho. Eles valorizam não apenas o presente em si, mas também o tempo e o esforço que o presenteador despendeu para selecioná-lo.
Quando você escolhe um presente especificamente para eles, isso mostra que você é atencioso e realmente os conhece e se preocupa com eles e suas preferências. As pessoas com essa linguagem do amor muitas vezes conseguem se lembrar de cada pequeno presente que receberam de seus entes queridos, porque isso causa um grande impacto nelas.
Existem outras linguagens do amor?
Conforme a estrutura de Chapman, as cinco linguagens do amor originais permaneceram as mesmas, mas isso não significa que não existam outras maneiras de expressar e receber amor.
Esta é apenas uma estrutura e houve várias propostas de acréscimos ao longo dos anos. Por exemplo, ideias como experiências compartilhadas e segurança emocional. Quanto mais pensamos em nós mesmos e no que enche nosso tanque no casamento, mais maneiras temos de ajudar nosso cônjuge a nos amar da maneira que mais desejamos ser amados.
Como as linguagens do amor beneficiam os casamentos
Todos nós expressamos e recebemos amor de maneira diferente. Aprender e compreender essas diferenças pode ter um impacto significativo no seu casamento. Segundo Chapman, esta é uma das maneiras mais simples de melhorar seus casamentos. Aqui estão algumas outras maneiras pelas quais aprender suas respectivas linguagens do amor pode ser benéfico.
As linguagens do amor promovem o altruísmo
Quando você se compromete a aprender a linguagem do amor de outra pessoa, você se concentra nas necessidades dela e não nas suas. Esta é a premissa central da teoria de Chapman. Os casais devem fazer um esforço para aprender e responder à linguagem do amor do cônjuge, em vez de tentar convencê-lo a mudar para a sua própria. Idealmente, ambas as pessoas desejarão expressar e compartilhar amor de uma forma que seja significativa para o outro.
Linguagens do amor criam empatia
À medida que você aprende mais sobre como seu parceiro vivencia o amor, você aprende a ter empatia por ele. Ajuda você a sair de si por um momento e ver o que faz outra pessoa se sentir significativa e amada.
Quando os casais se comprometem a aprender e a utilizar as linguagens do amor, aumentam a sua inteligência emocional e aprendem a colocar as necessidades dos outros acima das suas. Em vez de falar a sua própria linguagem de amor ao cônjuge, eles aprendem a falar numa linguagem que o cônjuge entende.
As linguagens do amor ajudam a manter a intimidade
Conversar regularmente sobre o que mantém seus tanques de amor cheios pode construir mais compreensão – e, em última análise, intimidade – em seu casamento. Vocês não apenas aprenderão mais uns sobre os outros, mas também se conectarão de maneiras mais significativas e significativas. Quando isso acontece, seu casamento se aprofunda na intimidade.
As linguagens do amor ajudam no crescimento pessoal
Concentrar-se em algo ou alguém fora de você pode levar ao crescimento pessoal. Amar seu cônjuge de maneiras que estão fora de sua zona de conforto pode inspirar e motivar você a crescer e mudar, e a buscar maneiras de pensar e estar além de si.
As linguagens do amor ajudam você a compartilhar o amor de maneiras significativas
Quando os casais começam a falar a linguagem do amor um do outro, as coisas que fazem um pelo outro tornam-se mais intencionais e significativas. Eles estão dizendo “eu te amo” de uma forma que faça sentido para seus cônjuges, que então recebem esse amor e se sentem mais notados, contentes e apreciados.
Linguagens do amor na vida cotidiana
Segundo Chapman, as linguagens do amor também se aplicam às relações entre pais e filhos, entre colegas de trabalho e entre amigos. Por exemplo, se a principal linguagem de amor do seu filho são palavras de afirmação, ele gostaria de ouvir elogios verbais ou “Eu te amo”. É altamente individual: um colega de trabalho pode se sentir mais apreciado se você usar uma linguagem de amor em vez de outra.
O segredo é comunicar-se regularmente e perguntar o que seu cônjuge precisa para se sentir querido, ouvido, apreciado e amado. Após ter estas informações, você pode pegar cada uma delas que foram aprendidas e colocá-las em prática.
Tenha atenção e esforço
Depois que você e seu cônjuge conhecerem a linguagem do amor um do outro, ambos poderão se beneficiar. Falar a linguagem do amor do seu cônjuge pode exigir um pouco de esforço e intenção, especialmente se for diferente da sua. Lembre-se de que relacionamentos saudáveis não nascem; eles são desenvolvidos por meio de atenção e esforço.
A boa notícia é que você pode melhorar seu casamento aprendendo as linguagens do amor de seu cônjuge e colocando-as em prática. E, se vocês dois estiverem comprometidos em amar mutualmente da maneira que fala com vocês dois, vocês se encontrarão não apenas mais profundamente apaixonados, mas também em um casamento mais significativo e gratificante.
Agora queremos ouvir você
Agora que exploramos os passos cruciais para transformar seu casamento, queremos ouvir suas experiências e perspectivas únicas. Deixe-nos saber como essas estratégias impactaram seu casamento e compartilhe suas próprias dicas para manter viva a chama do amor.
Compartilhe suas experiências, desafios e sucessos nos comentários abaixo. Dessa forma, sua história irá inspirar outros leitores a fortalecerem seus laços afetivos.
Além disso, queremos que você faça parte da construção do conteúdo futuro. Sugerir novos temas nos ajudará a abordar as questões mais relevantes para você. Se há algo específico que você gostaria de ler sobre como viver um Casamento Extraordinário, por favor, deixe sua sugestão nos comentários. Agradecemos por fazer parte desta jornada de reconexão e crescimento. Juntos, podemos criar um espaço enriquecedor para compartilhar experiências e inspirar casais a viverem Casamentos Extraordinários.
Sobre Marcelo e Luciana Lima
Ele tem 49 anos e ela 46. São casados há 21 anos e são os pais da Luana de 16 anos e da Lorena de 12 anos. São Terapeutas Sistêmicos Familiar, Casal e Individual e Conselheiros Matrimoniais há 19 anos e possuem larga experiência em cuidar de famílias, em especial os casais. Eles são os criadores do INSTITUTO ACREDITE e do CASAMENTO EXTRAORDINÁRIO, um projeto destinado ao cuidado com as famílias já tendo ajudado centenas de casais a viverem um CASAMENTO EXTRAORDINÁRIO.
Fonte: Psitto
Você também pode gostar:
- Fortalecendo o Casamento. Dicas para um Casamento Duradouro
- A Falta de Comunicação Afeta seu Casamento. Aprenda a resolver
- 7 PASSOS PARA CONSTRUIR UM CASAMENTO FINANCEIRAMENTE SÓLIDO
- GUIA COMPLETO DE ACONSELHAMENTO PARA RESTAURAR SEU CASAMENTO
- SEGREDOS PARA UMA VIDA DE CASADO PLENA E FELIZ