COMO TER UM BOM RELACIONAMENTO COM SUA SOGRA

Como ter um bom relacionamento com sua sogra

Aprenda agora como ter um bom relacionamento com sua sogra. Dar-se bem com sua sogra pode ser um desafio, mas não precisa ser. Assim, quer você seja recém-casado e esteja apenas conhecendo sua sogra ou esteja tentando melhorar um relacionamento não tão perfeito que mantém há anos, essas informações podem ser valiosas para você.

Este artigo irá explorar o convívio, a compreensão da psicologia por trás desse relacionamento, a resolução de conflitos, a criação de uma conexão saudável e o uso de boas estratégias para cultivar um relacionamento positivo com sua sogra.

Embora o relacionamento sogra/nora seja normalmente considerado o relacionamento mais complexo e ocasionalmente difícil, uma das muitas estratégias que recomendamos podem ser válidas para qualquer relacionamento de parentesco, independentemente do sexo.

Dando-se bem

Certifique-se de ser educado e respeitoso. Conheça realmente sua sogra e veja se consegue encontrar algum ponto em comum. Por exemplo, se vocês dois amam jardinagem e paisagismo, compartilhem essa atividade e trabalhem juntos no quintal.

Se vocês moram longe e só se veem nos feriados, o relacionamento pode ficar um pouco tenso porque vocês não passam muito tempo juntos.  Se verem mais pode ajudar no relacionamento.

Num estudo sobre a proximidade entre sogras e suas noras, os pesquisadores descobriram que alguns fatores determinavam a proximidade. Um relacionamento próximo poderia ser previsto se a sogra considerasse sua nora útil e ambas tivessem interesses semelhantes. A proximidade também aumentou quando a sogra relatou que passava mais tempo com sua nora. Se a sogra era próxima do filho e o filho estava feliz com o vínculo que ela tinha com a esposa, isso também contribuía para um relacionamento próximo entre as mulheres.

Se sua sogra for inicialmente fria ou crítica, presuma o melhor e tente entender o ponto de vista dela. Ela pode ter sempre sido a protagonista na vida do filho. E agora você tomou o lugar dela. Ninguém gosta de se sentir substituído, excluído ou abandonado.

Aconselhamos que você a elogie pelo ótimo trabalho que ela fez ao criar o filho, porque caso contrário você provavelmente não teria se casado com ele! A compaixão vai longe. Ela passará rapidamente de um tigre a um gatinho fofo e ronronante com alguns elogios sinceros.

A psicologia por trás desse relacionamento

Quando se trata da psicologia por trás desse tipo de relacionamento, lembre-se de que seu estilo de apego pode ter sido moldado por seus primeiros relacionamentos. Se você tem um estilo de apego que evita pessoas, por exemplo, pode ter dificuldades com a intimidade. Isso pode influenciar seu comportamento e resposta emocional à sua sogra.

As reclamações comuns das noras concentram-se nas críticas e conselhos não solicitados da sogra. Tenha em mente que as sugestões dela podem vir de boas intenções. Lembre que ela conhece bem o filho. Se ela critica sua culinária, seja humilde. Peça até orientação ou as receitas preferidas do filho. Mostre gratidão, pois isso deixará vocês dois mais felizes. E acrescentamos: morda a língua se ela der golpes passivo-agressivos. A resposta correta é sempre: nós dois queremos que ele seja feliz, bem-sucedido e se sinta amado.

Isso não significa não ter limites. Comprometa-se com sua sogra sempre que possível e respeite suas prioridades, mas estabelecer limites claros ainda é importante. Estabeleça limites quando necessário e reduza seu próprio nível de estresse.

Como resolver conflitos

Depois que uma criança nasce, é comum que a sogra ajude nos cuidados com o novo bebê. Um estudo analisou os cuidados infantis das sogras e a depressão perinatal na zona rural do Paquistão. Os investigadores descobriram que, três meses após o parto, quando a sogra prestava um nível baixo ou elevado de cuidados infantis, a nora apresentava uma menor incidência de depressão, independentemente do conflito familiar. Mas aos 12 meses pós-parto, se houvesse conflito familiar, mesmo que a sogra prestasse um elevado nível de cuidados infantis, a nora apresentava um aumento da depressão perinatal.

Em vez de brigar, use uma comunicação construtiva e respeitosa. A comunicação eficaz pode criar uma base sólida para que ambos se sintam relaxados e confortáveis. E não se esqueça de se comunicar com seu cônjuge em particular se estiver chateado com alguma coisa relacionada à sua sogra.

Desentendimentos surgirão naturalmente em qualquer relacionamento, mas sua sogra pode ter um estilo de resolução de conflitos diferente do seu. Talvez ela evite conflitos a todo custo. Talvez você prefira enfrentar um problema de frente e conversar sobre ele até que seja resolvido.

Após perceber que é uma diferença de estilo, você pode seguir em frente. Recapitule os erros de resolução de conflitos, como ficar na defensiva, culpar o outro ou lançar ataques contra o personagem. Trabalhe na negociação de um meio-termo com ela.

A reformulação de conhecimento envolve a mudança de padrões de pensamento negativos. Aplicar essa técnica pode ajudá-lo a ver os conflitos com sua sogra de uma maneira muito mais positiva.

Criando uma conexão saudável

A empatia é uma ferramenta poderosa que pode melhorar o relacionamento com sua sogra. Realmente tente entender a perspectiva dela. Isso pode levar a uma melhor comunicação e a um relacionamento mais gratificante.

Ouça com atenção e concentre-se no vínculo com sua sogra. Compartilhe histórias pessoais também; isso pode preencher uma lacuna e ajudar vocês dois a criar um terreno comum.

Talvez você nunca a veja como uma segunda mãe para você, e talvez ela nunca o veja da mesma forma que sua própria carne e sangue, mas tudo bem.

Estratégias para construir um relacionamento positivo

Aqui estão algumas estratégias testadas e comprovadas que realmente funcionam.

  • Validação – Valide os sentimentos da sua sogra, mesmo que você discorde. Isso pode acalmar bastante as tensões entre vocês dois.
  • Reforço positivo – Reconhecer e valorizar seus esforços pode levar a interações mais positivas. Reforçar os pontos positivos pode crescer como uma bola de neve e, em última análise, melhorar o comportamento dela em relação a você.
  • Atenção Plena – Praticar a atenção plena pode ajudá-lo a gerenciar suas reações e emoções durante situações desafiadoras. A atenção plena permite que você reflita, respire e responda com atenção, em vez de reagir impulsivamente.

Você pode desenvolver um relacionamento gratificante e harmonioso com sua sogra. As recompensas de um relacionamento positivo valem a pena. Um relacionamento feliz também beneficiará o seu casamento e contribuirá para uma vida familiar mais pacífica.

Você também pode gostar:

Fonte: Revista Soberana

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.