Reconstruir a confiança em um casamento está diretamente ligada na sensação de segurança com outra pessoa. Infidelidade, mentiras ou promessas quebradas podem prejudicar gravemente a confiança entre os cônjuges. Isso, entretanto, não significa necessariamente que um casamento não possa ser salvo. Embora a reconstrução da confiança possa ser um desafio quando há uma violação significativa, é, de fato, possível se ambos os cônjuges estiverem empenhados no processo.
Juntando as Peças no Casamento
É preciso muito tempo e esforço para restabelecer a sensação de segurança necessária para que um casamento prospere e continue a crescer. A recuperação do trauma causado pela quebra de confiança é onde muitos casais que desejam voltar aos trilhos podem ficar presos.
A pesquisa mostrou que os casais devem abordar os seguintes cinco pontos de discórdia para superar efetivamente uma quebra de confiança:
- Conheça os detalhes
- Libere a raiva
- Demonstre comprometimento
- Reconstrua a confiança
- Reconstrua o relacionamento
Quer você tenha sido o parceiro ofensor ou o traído, para reconstruir a confiança em seu casamento, ambos devem renovar o compromisso com o relacionamento e um com o outro.
Conheça os detalhes para obter confiança
Mesmo em casos de traição aparentemente claros, sempre há dois lados. O cônjuge infrator deve ser franco e honesto com as informações, além de dar respostas claras a toda e qualquer dúvida do parceiro.
Isto dará à parte traída uma compreensão mais ampla da situação. O que aconteceu, quando e onde? Que sentimentos ou problemas podem ter contribuído para esta situação? Quais foram as circunstâncias atenuantes?
Libere a raiva
Mesmo pequenas violações de confiança podem levar a problemas de saúde mental, emocional e física. Os cônjuges podem ter problemas para dormir e até mesmo diminuição do apetite e podem inclusive ficar irritados com pequenas coisas.
Embora possa ser tentador reprimir toda a raiva e emoções, é imperativo que os cônjuges traídos sintonizem e reflitam sobre todos os sentimentos que têm. Considere o impacto da traição do seu cônjuge sobre você e outras pessoas.
Refletir sobre como a vida foi perturbada, incluindo pensar em todas as questões e dúvidas que estão re afetando agora, ajuda a reconstruir a confiança no casamento. Deixe seu cônjuge ciente de todos esses sentimentos. Semelhantemente, o cônjuge agressor é encorajado a expressar quaisquer sentimentos de ressentimento e raiva que possa ter nutrido desde antes do incidente.
Mostre Compromisso no Casamento
Ambas as partes, especialmente a traída, podem estar questionando seu compromisso com o casamento e se perguntando se este relacionamento ainda é certo para eles ou sé é até mesmo recuperável.
Atos de empatia – compartilhar, por exemplo, dor, frustração e raiva; mostrando remorso e arrependimento; e permitir espaço para o reconhecimento e validação de sentimentos feridos – é benéfico para ambas as partes.
A partir disso, definir o que ambos os lados exigem do casamento ajuda a dar aos cônjuges a compreensão de que o prosseguimento do casamento envolve expectativas claras que cada pessoa, ao seguir em frente, concordou em cumprir.
Ambas as partes, primordialmente, devem trabalhar para definir o que é necessário para permanecerem comprometidas em fazer o casamento funcionar.
Ao comunicar isso, evite usar palavras que possam desencadear conflitos (por exemplo, sempre, deve, nunca, deveria) ao descrever o que você vê, espera ou deseja do seu cônjuge. Ao invés disso, escolha palavras que facilitem uma conversa aberta e use declarações como o “eu” sem culpa. Por exemplo, prefira “Preciso me sentir uma prioridade na sua vida” ao invés de “Você nunca me coloca em primeiro lugar”.
Reconstrua a confiança em seu casamento
Juntos, vocês devem definir metas específicas e cronogramas realistas para colocar seu casamento de volta nos trilhos. Reconheça que reconstruir a confiança no casamento leva tempo e requer o seguinte:
- Perdoe. Tome uma decisão consciente de amar, tentando deixar o passado para trás. Embora atingir plenamente esse objetivo possa levar algum tempo, se comprometer com ele é o fundamental.
- Esteja aberto ao autocrescimento e ao desenvolvimento. Você não pode reparar a confiança quebrada simplesmente com promessas e declarações de perdão. As causas implícitas à traição devem ser identificadas, examinadas e trabalhadas por ambos os cônjuges.
- Esteja ciente de seus sentimentos mais íntimos e compartilhe seus pensamentos. Deixar um lado obcecado com a situação ou ação que quebrou a confiança não vai resolver nada. Ao invés disso, é importante discutir abertamente os detalhes e expressar todos os sentimentos de raiva e mágoa.
- Não existe mais lugar no processo para falar da boca para fora ou mais mentiras. Seja honesto e fiel aos seus desejos.
Dessa forma, é fundamental que ambos levem a sério todos os pontos acima abordados. Falem abertamente sobre seus objetivos e verifique regularmente para ter certeza de que estão no caminho certo.
Você também pode gostar:
- Fortalecendo o Casamento. Dicas para um Casamento Duradouro
- A Falta de Comunicação Afeta seu Casamento. Aprenda a resolver
- 7 PASSOS PARA CONSTRUIR UM CASAMENTO FINANCEIRAMENTE SÓLIDO
- GUIA COMPLETO DE ACONSELHAMENTO PARA RESTAURAR SEU CASAMENTO
- SEGREDOS PARA UMA VIDA DE CASADO PLENA E FELIZ
Fonte: Eurekka