6 DICAS PARA SE TONAR UM OUVINTE MELHOR PARA SEU CÔNJUGE

6 dicas para se tornar um ouvinte melhor para seu cônjuge

Aprenda agora 6 dicas para se tornar um ouvinte melhor para seu cônjuge. E sendo você como a maioria das pessoas, não gosta de estar errado. Você tem na cabeça como deseja que as coisas sejam e, quando elas não acontecem do seu jeito, certamente é difícil ver as perspectivas dos outros. Isto parece ser especialmente difícil quando se trata de comunicar com o seu cônjuge.

Se você é como nós, tornar-se ouvintes melhores é algo que cada um de nós deve trabalhar, conscientemente, todos os dias. Descobrimos, em nossos esforços intermináveis ​​para nos comunicarmos melhor uns com os outros, que existem primordialmente 6 dicas que realmente parecem ajudar.

1. Pense no que funcionou para você

Todos nós já passamos por isso… precisando conversar e não sabemos o que dizer. Você apenas sabe que precisa do amor e do apoio das pessoas mais próximas de você. Quando você se encontrar em uma posição em que seu cônjuge precise falar com você, em princípio pergunte-se o que funcionou quando você precisava de alguém para ouvir.

Você precisava que ele respondesse e resolvesse problemas para você ou apenas precisava de alguém para servir de caixa de ressonância? Ao reservar um tempo para refletir sobre o que mais o ajudou, você pode oferecer o mesmo apoio quando chegar a sua vez de ser o ouvinte.

2. Ouça com atenção, sem pensar no que vai dizer

Ao ouvir seu cônjuge, lembre-se de que não se trata de você. Se você está realmente ouvindo, não deveria pensar no que dirá a seguir. Antes de mais nada, concentrar-se no que está sendo compartilhado com você o ajudará a ouvir melhor o que o outro está dizendo e lhe dará a chance de estar mais atento às necessidades dele.

3. Você não está lá para julgar seu cônjuge

Quando seu cônjuge (ou qualquer outra pessoa) precisa conversar sobre algo, ele não está procurando alguém para avaliar a situação ou para fazê-lo sentir que fez algo errado. Em vez disso, quando você estiver conversando francamente sobre um assunto difícil, tente permanecer objetivo e saber que está ali simplesmente para oferecer seu apoio e ser um ouvinte em primeiro lugar. Se a sua conversa traz à tona um tópico que precisa de tomada de decisão ou planejamento adicional, talvez não seja o momento de iniciá-la.

Quando chega a hora de um de nós assumir o papel de ouvinte, muitas vezes perguntamos ao outro o que ele mais precisa… um solucionador de problemas, um ombro ou um amigo (ou uma combinação dos três) podem ajudar uns aos outros.

4. Tire os sapatos

Sair do lugar e colocar-se no lugar da outra pessoa pode ser uma das partes mais difíceis de ouvir. Isto é, significa deixar de lado seus pensamentos e crenças e tentar pensar como seu cônjuge pensa. Embora possa ser difícil ver as coisas da perspectiva de seu cônjuge, isso o ajudará a ter empatia por ele e a torná-lo um ouvinte mais compassivo.

5. É tudo uma questão de tempo

Se sabemos que precisamos ter uma conversa franca sobre algo, nos certificamos de planejar isso. Não tentamos fazer isso porque estamos nos preparando para levar as crianças em direções opostas ou jantar com a família. Sabemos que se algum de nós conseguir se entregar à conversa, terá que ser só nós dois, num momento em que nenhum de nós precisa fugir.

Planejar bate-papos para se divertir significa escolher um horário e um local onde você não seja interrompido e onde possa se concentrar completamente na outra pessoa, seja por telefone durante o intervalo do almoço ou depois que as crianças vão para a cama, vocês devem reservar um tempo para realmente ouvir uns aos outros.

6. Livre-se das distrações

Vamos ser sinceros, nossas vidas são bombardeadas pela mídia. A multitarefa com telefones, TV e tablets tornou-se um estilo de vida. Se você pretende ser um ouvinte eficaz, primeiramente deve deixar tudo de lado e se comunicar à moda antiga…, ou seja, mediante conversas de qualidade.

Quando chega a hora de conversarmos, ficamos normalmente sentados na privacidade do nosso quarto, com os telefones no modo silencioso e a TV desligada. A menos que nos desliguemos do mundo exterior, sabemos que não podemos entregar-nos totalmente à conversa e a conhecer melhor o coração uns dos outros.

Você tem outras dicas sobre como se tornar um cônjuge ouvinte melhor? Compartilhe algumas das estratégias que funcionaram para você e seu parceiro.

Você também pode gostar:

Fonte: Escola de Gentileza

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.